Imagem de Francisco Pinto
Trabalho de planeamento estatistico
por Francisco Pinto - sábado, 9 março 2013, 15:21
 

Professor, como se faz um diagrama de quartis?

Poderia-nos explicar,sff?

Obrigado

Imagem de Rui Pedro Ferreira Gomes Pereira
Re: Trabalho de planeamento estatistico
por Rui Pedro Ferreira Gomes Pereira - sábado, 9 março 2013, 18:26
 

Boa tarde,

Olá Francisco, em anexo coloco um texto sobre a construção do diagrama de extremos e quartis. Este documento tem alguma informação para além do que é suposto para o 8º ano, no entanto, pela análise dos exemplo, penso que conseguirão ficar com uma ideia do procedimento.

Uma boa forma de relembrar a construção do diagrama de extremos e quartis ou "caixa de bigodes" é pesquisar no livro de matemática do 7º ano.

Mais, o excel não é a melhor ferramenta para construir um gráfico de extremos e quartis. Poderão determinar o mínimo, máximo, mediana, 1º quartil e 3º quartil manualmente e construir o diagrama, por exemplo com o geogebra (ferrramenta grátis e intuitiva).

As calculadoras gráficas, utilizadas no ensino secundário, também são uma forma simples de criar este tipo de gráficos, mas não sei se têm acesso a um modelo destes.

Caso as dicas fornecidas não sejam suficientes para esclarecer todas as vossas dúvidas, continuem a comunicar via fórum ou email.

Bom trabalho!!!

Rui Pereira

Seguir para a frente de Navegação

Navegação