Podem aproveitar para colocar as questões e dúvidas de última hora...
Professor, eu estou a conesguir fazer os exercicios mas tenho
sempre problemas em fazer o comeco , por exemplo nos problemas ou
mesmo exercicios como o 8.1 da pág 73
Olá António,
Os problemas de matemática têm essa particularidade – o início. No início tem de se estabelecer um raciocínio que permita chegar à solução, e o raciocínio é a capacidade mais importante em matemática, logo a que mais trabalho dá a desenvolver.
O primeiro passo é ler o enunciado, uma vez, duas, três… e ir anotando os dados, pois desta forma, consegue ir ganhando uma maior percepção da situação. Depois, é fundamental conhecer os conceitos teóricos, relacionados com a situação que envolve o problema, para isso é necessário ter disponibilidade para pegar no livro, ou no caderno e pesquisar.
Por fim, estabelecer um caminho para encontrar a solução. Resultou? Óptimo…não resultou? Borracha, apagar, e tentar outra vez…
O desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em matemática é demorado…mas é mesmo essa a ideia!!!
Agora, o exercício 8.1:
Em primeiro, repara que neste exercício o objectivo é realizar um procedimento: escrever um número em notação científica. Logo, é necessário saber quando é que um número está escrito em notação científica. Para isso, consultar a pág 66 do livro ou o caderno diário.
Nota que, escrever 1065x10(elevado a 4) em notação científica, é escrever este número na forma:
1,065x10(elevado a qualquer coisa), logo, o segredo é encontrar este qualquer coisa.
Agora, observa:
1065=1,065x1000=1,065x10(elevado a 3)
Por isso
1065x10(elevado a 4)=1,065x10(elevado a 3)x10(elevado a 4)=
=1,065x10(elevado a 3+4) -> regra: multiplicação de potências com a mesma base
=1,065x10(elevado a 7) ->Está feito, o número já está escrito em notação científica.
Outro exemplo
44108530
Escrever este número em notação científica, significa colocá-lo na forma
4,4108530x10(elevado a qualquer coisa), certo?
Repara
44108530=4,4108530x10000000=4,4108530x10(elevado a 7)->Feito, já está escrito em notação científica
Se tiveres oportunidade dá uma olhada neste vídeo:
http://www.khanacademy.org/math/algebra/ck12-algebra-1/v/scientific-notation
Bem, espero ter ajudado!
Bom trabalho!
Rui Pedro Pereira